Entrada > Comunidade > Serviços de Apoio à Comunidade > Unidade de Apoio à Escola Inclusiva (UAEI)

Unidade de Apoio à Escola Inclusiva (UAEI)

A Unidade de Apoio à Escola Inclusiva (UAEI) constitui-se como um reforço do trabalho de formação, intervenção e investigação da UTC de Educação Especial, assumindo, como finalidade, contribuir para a qualidade educativa do sistema de ensino em geral e, de um modo específico em educação especial. A UAEI tem como principal objectivo a avaliação e intervenção de crianças com dificuldades de desenvolvimento, aplicando a metodologia “Transdisciplinary Play Based Assessment” (Linder, 1993), pioneira no país, na utilização da metodologia, que examina as competências de desenvolvimento da criança, com o propósito de facilitar a identificação das suas necessidades, o desenvolvimento do plano de intervenção e a avaliação dos progressos conseguidos.

Valências, essenciais, onde desenvolve trabalho:

Sala de avaliação transdisciplinar: Numa sala idêntica à de um jardim-de-infância, enquanto a criança brinca com um profissional, uma equipa constituída por uma psicóloga, uma terapeuta da fala e uma terapeuta ocupacional, avaliam, em simultâneo, todas as áreas do desenvolvimento. Deste modo a avaliação não é, para a criança, uma situação estranha nem de fracasso, mas antes numa situação de jogo onde o desenvolvimento se manifesta espontaneamente. Desta avaliação resulta um relatório que contém a descrição da sessão, a síntese desenvolvimental da criança, onde se identificação as necessidades e pontos fortes da criança, e um plano de intervenção. A intervenção não pode ser uma proposta que ignore a realidade familiar e da criança, pois, os pais, sendo quem melhor a conhece, têm um papel fundamental como parceiros privilegiados neste processo. De facto, as expectativas da família e os interesses da criança são o ponto de partida da intervenção, processo negociado entre as possibilidades familiares, as necessidades da criança e as propostas dos profissionais. A equipa colabora, ainda, com a escola para encontrar e promover estratégias de acção que contribuam para o desenvolvimento das crianças no contexto educativo.

Formação: No âmbito da formação contínua a UAEI tende vindo a desempenhar um papel, cada vez mais relevante na formação dos diferentes profissionais a trabalhar em educação. Na formação inicial, é procurada por várias instituições do Ensino Superior como local de estágio curricular (psicologia, terapia ocupacional, terapia da fala e assessoria de gestão).

Investigação e intervenção: A UAEI orienta ainda a sua actividade para a promoção da investigação científica na área da Educação Especial e domínios afins, estando envolvida em diversos projectos.

Áreas de actuação

• Intervenção