Mestrado em Ambientes Tecnológicos para a Educação em Matemática e Ciências - Área de Especialização em Ambientes Tecnológicos no Ensino Básico
Este ciclo de estudos visa contribuir para a formação avançada e qualificação profissional dos agentes educativos no domínio da didática das ciências da natureza e da matemática, tendo por base os novos desafios societais e as oportunidades decorrentes da revolução tecnológica e social, criando, assim, verdadeiros agentes de transformação nas escolas.
Com uma matriz fortemente disruptiva, está orientado para o aprofundamento de conhecimentos disciplinares e interdisciplinares com especial ênfase para as inovações decorrentes da rápida evolução tecnológica e para os novos paradigmas baseados no pensamento computacional, na robótica, na fabricação digital e na utilização da internet das coisas, em contextos formais e não formais;
Numa abordagem STE(A)M (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), e através de intervenções didáticas, adequadas a cada nível de ensino, que melhorem a aprendizagem em Ciências e em Matemática numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar, deverá também criar condições para o desenvolvimento redes de aprendizagem e comunidades de prática ligadas ao ensino e divulgação das ciências, em contextos formais e não formais e de espaços de divulgação e aprendizagem em modo síncrono e assíncrono.
Pretende-se, assim, facilitar a mobilização e integração de saberes científicos, tecnológicos e didáticos para conceber, desenvolver e avaliar projetos educativos e curriculares que melhorem o ensino e a aprendizagem das Ciências e da Matemática, mas sempre numa perspetiva integrada e integradora e seguindo processos ligados à criatividade e ao design como forma de autoexpressão e desenvolvimento.
1º Ano | ||
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Unidade curricular | Período | ECTS |
Educação e Aprendizagem Digital | 1º Semestre | 6.0 |
Matemática e Ciências na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico | 1º Semestre | 8.0 |
Princípios de Programação e Robótica | 1º Semestre | 8.0 |
Tecnologias de Apoio ao Conhecimento | 1º Semestre | 8.0 |
Anteprojeto | 2º Semestre | 12.0 |
Metodologias de Investigação em Educação | 2º Semestre | 8.0 |
Oficinas de Criação e Fabricação | 2º Semestre | 10.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Projeto/Dissertação | 1º Semestre | 30.0 |
Titulares de grau de Licenciatura ou Mestrado num dos seguintes domínios: Educação de Infância; Professores do 1.º CEB; Professores de Matemática ou Ciências do 2.º CEB; No âmbito da Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia, Ambiente ou afim; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo, sem prejuízo das condições identificadas em a). c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, sem prejuízo das condições identificadas em a); d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo júri nomeado Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.