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Pedagogia em Montessori

A pedagogia Montessoriana, surgindo como contraponto a uma lógica ainda muito enraizada de uma escola transmissiva, pode assumir-se como um espaço privilegiado de aprendizagem na e para, da liberdade e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Numa perspetiva de uma educação para as competências, conforme se verte nos documentos estruturantes do ensino em Portugal, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar ([OCEP]; Lopes da Silva, 2018), no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, 2017) e na Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (Ministério da Educação, 2017), o presente curso desenvolve aqueles desideratos ao colocar a criança no centro do processo educativo com as particularidade da proposta Montessoriana em que o meio pedagógico preparado e o material didático disponibilizado assumem um particular destaque na sua proposta educativa (Montessori, 2013).

Às dinâmicas das sociedades de hoje, temos que saber contrapor outras propostas que se afirmem pela sua coerência e pela sua oportunidade. Nesse sentido, o curso que propomos visa oferecer uma visão holística da educação que tem como intuito ajudar as crianças no seu trabalho de autoconstrução desde a infância até a idade adulta. Os princípios pedagógicos que enformam esta abordagem encontrámo-los na ação, no carácter investigativo, na descoberta da criança no e para o mundo num ambiente de liberdade, mas organizado em que o adulto é acima de tudo um facilitador da aprendizagem (Montessori, 1965).

 

Pós-Laboral
a designar
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Pedagogia da Infância 1º Semestre 4.0
Questões Aprofundadas do desenvolvimento na infância 1º Semestre 4.0
Introdução á Psicopedagogia Montessoriana 1º Semestre 4.0
Formação Pessoal e Profissional 1º Semestre 4.0
Observação, Conceção e Desenho de Cenários de Aprendizagem 1º Semestre 6.0
Aprendizagem e Materiais 2º Semestre 15.0
Projeto 2º Semestre 23.0
O Curso de Pós-Graduação contribui para o desenvolvimento profissional de Educadores de Infância, Professores Psicólogos, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, ou de outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contexto escolar.

Podem candidatar-se à admissão ao curso: a) Titulares de Licenciatura e Mestrado no âmbito da: Educação Pré-Escolar.

b) Titulares de outras Licenciaturas e Mestrados: Psicólogos; Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala

c) Outra Licenciatura que seja considerada adequada pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

d) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente o este Processo, sem prejuízo das condições estabelecidas em a).

e) Titulares de um académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto nos termos do art.7º do Edital sem prejuízo das condições estabelecidas em a).

f) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto nos termos do art.7º do Edital, como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de estudos.