Entrada > Notícias > O Processo de Acolhimento dos Refugiados em Portugal: Viver em Terra Estranha

O Processo de Acolhimento dos Refugiados em Portugal: Viver em Terra Estranha

07 > 07.07.2018 · 09:00 > 18:00

Escola Superior de Educação

Seminário

Portugal é um dos Países que tem vindo a acolher refugiados no âmbito do programa de reinstalação da União Europeia e dos acordos internacionais. Com a finalidade de partilhar experiências e de refletir sobre o processo e cultura de acolhimento em Portugal, os/as estudantes do 1.º ano da especialização Ação Psicossocial em Contextos de Risco do Mestrado em Educação e Intervenção Social, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESEP), com a Coordenação do Curso, organizam o Seminário O processo de acolhimento de Refugiados em Portugal. Viver em terra estranha, a decorrer no dia 07 de julho, no Auditório da Biblioteca da ESEP, das 9.00 às 17.30. O cartaz de apresentação do Seminário foi inspirado pela escultura de Daniel Berset, The Broken Chair, estrategicamente colocada frente ao Palácio das Nações, em Genebra, e que serve de memória viva para alertar para os danos causados pelas clivagens e desequilíbrios socioeconómicos, pelos conflitos armados, pelas guerras. A cadeira em equilíbrio, resulta numa imagem dupla de força e fragilidade, faz também, simbolicamente, presente o grito pela solidariedade e apela à sensibilidade dos governos para com as pessoas que têm as suas vidas alteradas por conflitos e guerras, obrigadas a fugir e a deslocarem-se para terras estranhas, famílias separadas e desmembradas que lutam pela sobrevivência e segurança. É a partir da estranheza do lugar que o Seminário surge, organizando-se em conferências e mesas onde os oradores e outros participantes possam partilhar as suas experiências e discutir os espaços para a cooperação, desenvolvimento e verdadeira inclusão. Todos em busca de novas e melhores formas de viver, juntos na construção de um espaço para a diversidade e multiculturalidade.

cartaz

programa