Entrada > Notícias > Ação de Formação “Ética e Desporto”
Publicado em: 30 Setembro 2020

Ação de Formação “Ética e Desporto”

Parceria entre Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público e o Instituto Português do Desporto e Juventude pretende estimular e aprofundar a reflexão e operacionalização acerca do tema dos valores e da ética no desporto.

Ação de formação será online e terá lugar

nos dias 24 e 26 de junho, das 17:30 às 20:30

A ação é creditada pelo IPDJ com 1.3 créditos

formadores

António Cardoso, Fernando Santos, Paulo Pereira e marta ferreira

Inscrição

A Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, da qual a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto faz parte, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude pretende estimular e aprofundar a reflexão e operacionalização acerca do tema dos valores e da ética no desporto. Este conjunto de ações de formação pretende contribuir para a formação de profissionais de áreas diversas, mas com atuação profissional no âmbito do desporto, promovendo a aquisição de competências de reflexão e de intervenção que permitam a ponderação e tomada de decisões acerca de questões específicas associadas ao seu contexto profissional.

As ações de formação devem procurar estimular uma análise e crítica centrada na contextualização científica das normas, valores e símbolos do desporto como facto social num paradigma biopsicossocial, tendo em consideração o desenvolvimento de princípios e fundamentos, de códigos e normativas em práticas observáveis. Para além disso, as ações de formação devem centrar-se na ação pedagógica, didática e metodológica característica das atividades físicas e desportivas, estimulando a crítica e reflexão sobre a operacionalização da ética e dos valores no desporto, e do seu desenvolvimento nos diferentes contextos de intervenção profissional.

Neste sentido, pretende-se desenvolver uma sólida formação que permita competências interpretativas sobre a ética e deontologia no desporto e competências interventivas complementares que permitam uma abordagem pluridisciplinar mais enriquecida da própria intervenção de base do agente em causa. Considera-se ainda importante o desenvolvimento de saberes que permitam a participação na implementação de planos e ordenamentos estratégicos definidos ou promovidos por instituições diversas a nível nacional, regional e local.

As ações de formação podem ser frequentadas por treinadores, pais, dirigentes, gestores, entre outros agentes com intervenção no desporto e ética. Todas as ações de formação serão acreditadas pelo IPDJ.

O ensino de valores no e através do desporto tem sido estudado por diversos investigadores em Portugal e em outros países, sendo que têm sido promovidas múltiplas iniciativas, com o objetivo de aumentar a qualidade das experiências de desenvolvimento dos jovens e preparar diversos agentes desportivos para este desafio.

Esta ação de formação integrada na Pós-graduação 'Ética e Desporto' visa criar um espaço de debate acerca da promoção de valores através do desporto, reunindo investigadores, treinadores, dirigentes, e outros agentes.

Deste modo os objetivos desta ação de formação são:

1. Problematizar o ensino de valores em geral e através do desporto em particular;
  2. Apresentar diferentes investigações, práticas e projetos no domínio do ensino de valores através do desporto;
  3. Refletir acerca das diversas classificações de valores, relacionando-as com os documentos de referência a nível nacional e internacional;
  4. Perspetivar o desenvolvimento dos valores do Desporto de forma integrada na sua dimensão formativa e educativa.

Conteúdos programáticos:
  1. Os valores: conceitos e perspetivas;
  2. Os valores no e através do desporto: conceitos, tipos/classificações e documentos de referência;
  3. A promoção de valores olímpicos e desafios para a intervenção;
  4. Estratégias para a promoção do ensino de valores através do desporto.