Entrada > Cursos > Cursos em Parceria > Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa

Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa

O Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa confere o grau de mestre e profissionaliza para o ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Este ciclo de estudos resulta de uma elaboração conjunta, no âmbito de uma parceria e tendo por base um Acordo de Cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Ciências Humanas (FCH-Católica) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UCP), e o Instituto Politécnico do Porto, através da sua Escola Superior de Educação (ESE-IPP).

Após aprovação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), terá a sua primeira edição já ano letivo 2021/ 2022.

 

Diurno
  • Este mestrado qualifica e certifica profissionalmente professores de LGP para o grupo de recrutamento 360 (Decreto-Lei n.º 16/2018), isto é, para o ensino de LGP em contexto de Educação de Infância, nos ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e Secundário.
  •  
  • As funções inerentes a esta habilitação permitem exercer a profissão em instituições públicas e privadas de ensino.
  •  
  • Este curso confere, ainda, competências e saberes técnico-científicos exigidos para acesso a cursos de terceiro ciclo de estudos, ou seja, Doutoramento.

Podem candidatar-se à admissão ao presente ciclo de estudos:

· Licenciados em Língua Gestual Portuguesa;

· Licenciados em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa;

· Licenciados em áreas afins desde que se encontrem nas seguintes condições:

a) Titulares de habilitação académica superior providenciando o equivalente a 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa, segundo o Anexo II ao Decreto-Lei 16/2018, de 7 de março;

b) Titulares de habilitação académica superior nas condições enunciadas em 1. desde que tenham obtido, pelo menos, 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados. No entanto, a transição para o 2.º ano do curso do Mestrado fica condicionada à obtenção dos créditos em falta. Estes podem ser obtidos através da frequência e aproveitamento em Unidades Curriculares da área científica de Língua Gestual Portuguesa complementares.

· Candidatos que não satisfaçam os requisitos estabelecidos na alínea a) do ponto anterior, mas que sejam detentores de 120 créditos em Língua Gestual Portuguesa e detentores de um currículo académico, profissional e científico reconhecido pela Comissão Científica e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos a que se propõem;

· Estudantes finalistas que possam vir a concluir o curso de licenciatura nos exames da Época Especial do ano letivo anterior ao que se pretendem candidatar, nos termos do calendário escolar das Unidades Orgânicas das Instituições do Ensino Superior, ao abrigo do ponto 1 do artigo 6 da lei n.º 38/2020 de 18 de agosto;

· Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo júri nomeado pelo Conselho Científico da FCH-UCP, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Os candidatos devem reunir cumulativamente as seguintes condições:

· Tenham obtido, pelo menos, 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados.

· Tenham obtido a menção de Apto na prova de Língua Portuguesa ou reúnam o mínimo de 25 ECTS em Unidades Curriculares de Português e/ou Didática do Português, aquando da apresentação da candidatura, ao abrigo do ponto 1 do art.º 17º do decreto-lei 79/2014, de 14 de maio.

Prova de Língua Portuguesa

Conforme descrito no ponto anterior, os candidatos que pretendam candidatar-se ao Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa devem realizar obrigatoriamente a prova de Língua Portuguesa quando não reúnam o mínimo de 25 ECTS em Unidades Curriculares de Português e/ou Didática do Português, aquando da apresentação da candidatura.

Para o efeito, deverá enviar um email para mastersfch@ucp.pt, a solicitar a realização da prova de língua portuguesa juntamente com o formulário abaixo preenchido.

Candidatos sem Certificado de Prova de Língua Portuguesa podem fazer a prova na Faculdade de Ciências Humanas (custo: 10.00€).