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Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

O Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB é um curso de formação pós-graduada profissionalizante, de 3 semestres, habilitando os estudantes que o concluem para o exercício da profissão professor, na área disciplinar e no ciclo de escolaridade que a sua designação explicita.

Neste sentido, o programa de formação desenvolve-se a partir dos seguintes objetivos gerais:

- Consolidar a formação dos estudantes, aprofundando e reforçando conhecimento e competências desenvolvidos durante o 1º ciclo de estudos.

- Promover o desenvolvimento de uma atitude crítica e construtiva face à profissão docente e aos pressupostos para o seu exercício e para a permanente atualização profissional.

- Potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas, como estratégia científica e profissional capaz de promover o conhecimento e a reflexão sobre, para e na prática educativa.

- Proporcionar o desenvolvimento de competências heurísticas necessárias à concretização da ação didática e potenciadoras da construção do saber.

- Proporcionar o conhecimento e o manuseamento crítico dos instrumentos teóricos e práticos que habilitam os futuros professores para a promoção do desenvolvimento cognitivo, pessoal e social dos alunos, considerando a individualidade, a heterogeneidade e a diversidade linguística e cultural presente nas escolas.

Em coerência com tais objetivos, os processos formativos valorizam dinâmicas de reflexão e de ação, promovidas no âmbito de diferentes unidades curriculares com tipologias de formação que incluem sessões teórico-práticas, de seminário, a vivência da atividade profissional em duas fases sequenciadas de estágio e a atividade de investigação sobre essa experiência, em acompanhamento tutorial.

 

Diurno
Acreditado por: 6 anos em
31/07/2015

Consultar relatórios em www.a3es.pt

144 - Formação de professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclos)
Número: R/A-Cr249/2015
Data:
08/09/2015
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 10545/2015
Data:
22/09/2015
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Psicologia da Educação 1º Semestre 4.0
Cidadania e Comunicação Intercultural 1º Semestre 5.0
Teoria da Educação 1º Semestre 4.0
Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos 1º Semestre 5.0
Didática de Línguas 1º Semestre 8.0
Sociologia da Educação 1º Semestre 4.0
Política Educativa e Administração Escolar 2º Semestre 4.0
Recursos Didáticos Para o Ensino do Inglês no 1ºciclo do Ensino Básico 2º Semestre 5.0
Inglês - C2 2º Semestre 5.0
Investigação na Prática Profissional 2º Semestre 5.0
Didática do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico 2º Semestre 6.0
Culturas em Língua Inglesa 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Prática de Ensino Supervisionada 1º Semestre 27.0
Seminário de Acompanhamento da Prática de Ensino 1º Semestre 3.0
O mestrado qualifica e certifica profissionalmente professores para o grupo de recrutamento 220, isto é, para o ensino de inglês no 1º CEB.

1. As condições gerais de admissão ao curso estão determinadas no Regulamento Geral dos Cursos (RGC). Estabelecem-se as seguintes condições adicionais que os candidatos deverão reunir cumulativamente:

a) nos termos do disposto no artigo 18.°, ponto 3 do Decreto-Lei n° 79/2014 de 14 de maio, alterado pelo Decreto-lei 176/2014, de 12 de dezembro, e de acordo com o respetivo Anexo, os candidatos deverão ter como requisitos mínimos de formação, 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para esta especialidade (de 80 a 100 créditos em inglês);

b. nos termos do disposto no artigo 18.°, ponto 6 do Decreto-Lei n° 79/2014, de 14 de maio, sempre que se verifique a situação prevista no número anterior, a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo prática de ensino supervisionada, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta;

c. os candidatos deverão obter classificação positiva na prova de Língua Portuguesa;

d. Serão aceites, condicionadas à obtenção do grau de Licenciado em cada ano, candidaturas de estudantes finalistas que possam vir a concluir o curso nos exames da Época Especial nos termos do calendário escolar da ESE|IPP.

2. As normas para a candidatura de acesso ao Mestrado são determinadas em Edital publicado em cada ano letivo.

3. A apreciação das candidaturas será da responsabilidade do júri, nomeado para o efeito pelo Conselho Técnico-Científico da ESE|IPP, júri esse que procederá de acordo com os critérios de seleção e seriação aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da ESE|IPP.

4. O número de vagas é aprovado anualmente pelo Conselho Técnico-Científico da ESE|IPP e divulgado no edital de abertura de candidaturas ao curso.