Entrada > Notícias > 5 EPATC

5 EPATC

ESE

Quando

17 > 17.05.2019 · 16:00 > 19:00

Onde

Auditório ESE - P.Porto

Nome do Contacto

Adicionar evento ao calendário

5 Encontro Património(s), Arte(s) e Turismo Cultural


Apresenta-se o programa da 5ª edição do Encontro PATRIMÓNIO (S), ARTE (S) E TURISMO CULTURAL, mantendo as orientações das sessões precedentes, realizadas em 2017 e em 2018. Mais uma vez reúnem-se investigadores portugueses e estrangeiros, para preencher esta programação sazonal: Primavera e Outono 2019.

As temáticas abordadas nas 4 edições de 2017 e 2018 privilegiam os 3 eixos científicos que estruturam o Mestrado de Património, Artes e Turismo Cultural [MPATC], aprofundando e proporcionando entrecruzamentos disciplinares. Para tal, convocaram-se protagonistas e atores – criadores, especialistas, docentes e investigadores - neste universo transversal, pensando a ativação plural de comunidades de contato e pertença.

Os conteúdos tratados nestas edições resultam do mapeamento de temas que delineiem maior conexão entre a práxis docente e o desempenho profissional. Apresentam-se casos distintivos, partilham-se ideias e experiências; provocam-se reflexões e direcionam-se atuações culturais: ou seja, configuram-se modalidades de pensamento crítico devidamente fundamentado.

A presente edição toma como mote “o olhar do estrangeiro” lançado sobre a Cultura, Artes e Património em/de Portugal. Como assinalou Nelson Brissac-Peixoto, através do olhar “estrangeiro” vê-se “desapaixonadamente” o que nos rodeia, alertados para aspetos que, por vezes, se descuram, não se apreendem ou destacam. O outro ensina a ver o que é do eu. Em determinados momentos da história do pensamento e criação, o olhar de outrem serviu de modelo alternativo (ou de confirmação); configurou quase mimetismos, sendo deveras algo diferente, mesmo novo…A consciência, a lucidez da alteridade proporciona a diferença possível de fuga, salvaguarda ou descontamina? Quais as representações dirigidas, aduzidas ou incorporadas que circunscrevem a perceção, como se desconstroem ou edificam realidades e situações vividas plasmadas no deslocamento geográfico e na duração cronológica?

  

Cartaz

Programa

 

 

Autor

gestorese@gestor.pt

Partilhar