Formato: online
Número de créditos: 1,2
Código da ação: 62125045
Datas: 31 out 2020
Horário: 09:00–12:30 e 14:00–16:30
Duração: 6 horas
Público-alvo: Treinadores GI/II/III
Objetivos Gerais
Os objetivos gerais desta ação são: problematizar o conceito de ética desportiva e desenvolvimento positivo, bem como as suas implicações para treinadores desportivos; apresentar diferentes investigações, práticas e projetos no domínio da ética desportiva e desenvolvimento positivo; e aprofundar as condições da sustentabilidade e qualidade das práticas de treinadores relativamente à ética desportiva e desenvolvimento positivo.
Objetivos Específicos (Competências dos formandos à saída da formação)
Os formandos devem ser capazes de:
- compreender a importância da ética desportiva e do desenvolvimento positivo no desporto;
- desenvolver estratégias pedagógicas para promover a ética desportiva e o desenvolvimento positivo;
- desenvolver hábitos de reflexão e avaliação para compreender a qualidade das experiências desportivas dos jovens, especificamente no que diz respeito à ética desportiva e desenvolvimento positivo.
Metodologia de Formação
Metodologia centrada na conceptualização de determinadas abordagens pedagógicas e na aprendizagem através da reflexão.
A metodologia da ação é predominantemente participativa.
Conteúdos Programáticos
- Concetualização da ética desportiva e do desenvolvimento positivo.
- Abordagens ao processo de desenvolvimento dos jovens e a sua relação com a ética desportiva.
- Papel do desporto na promoção da ética desportiva, desenvolvimento positivo e no ensino de valores.
- Práticas promissoras na promoção da ética desportiva e desenvolvimento positivo
- Estratégias pedagógicas com o objetivo de promover da ética desportiva e desenvolvimento positivo.
- Promoção do respeito, esforço, autonomia e liderança.
- Promoção da transferência destes valores para outros domínios da vida.
Formadores
António Cardoso - Escola Superior de Educação do Porto/Politécnico do Porto
Leisha Strachan – Universidade de Manitoba, Canadá
Dany J. MacDonald – University of Prince Edward Island, Canadá
Fernando Santos - Escola Superior de Educação do Porto/Politécnico do Porto
Michel Millisted – Universidade de Santa Catarina, Brasil
INSCRIÇÃO