Entrada > Notícias > ESE promove palestras sobre Educação

ESE promove palestras sobre Educação

29 > 29.11.2019 · 18:00 > 22:00

SALA A118 — ESE

Esta sessão, promovida pela coordenação do Mestrado em Educação da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto, está aberta a toda a comunidade académica

Num contexto em que as organizações educativas são confrontadas com desafios de ordem pedagógica, curricular e profissional, torna-se essencial que os atores em presença possuam o conhecimento e compreensão de instrumentos científicos e metodológicos que lhes permitam captar a complexidade das dinâmicas em presença nos processos organizacionais e pedagógicos, a fim de conseguirem ser promotores da eficácia e da qualidade do serviço educativo.

Neste âmbito, o Mestrado em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas da Escola Superior de Educação (ESE) realiza, no próximo dia 29 de novembro, na sala A118 da Escola Superior de Educação (ESE), uma sessão de duas palestras, subordinadas aos seguintes temas:

Estratégias do educador como motor da autonomia dos jovens em dificuldade social

18h - 20h
Prof. Doutor Miguel Melendro (UNED - Universidad Nacional de Educación a Distancia)
Objetivos: Descrever as principais estratégias e técnicas de intervenção socioeducativa com jovens em dificuldade social, com especial referência às investigações, à formação e à prática profissional, para potenciar a autonomia e o bem-estar dos jovens.

Burocracia docente em Portugal - Conhecer para agir

20 -  22h
Mestre Raul Alonso (Agrupamento de Escolas de Monserrate)
Objetivos: Questionar o trabalho burocrático, encarado por muitos docentes como inútil, como um dos fatores que explicará uma parte da crescente insatisfação e desmotivação da classe docente.

A formação sistemática e especializada no âmbito da Educação é uma necessidade dos Sistemas Educativos decorrente dos variados papéis e funções que atualmente são exigidos aos educadores e professores.

O Mestrado em Educação, especialização em Administração das Organizações Educativas, procura promover a aquisição e compreensão de um corpo de conhecimentos multidisciplinares, nas abordagens das problemáticas em torno da Educação em geral e, em especial, da Administração Educacional, encoraja a investigação aplicada, tendo em vista práticas profissionais informadas nos diferentes campos da educação, favorecendo um processo de aprendizagem contínuo, autónomo e auto-orientado, que maximize a experiência adquirida, e consciencializando para um posicionamento crítico e ético no desempenho profissional em diversos níveis de autonomia e responsabilidade em situações e contextos diversificados.