Entrada > Notícias > Seminário Internacional IFITIC

Seminário Internacional IFITIC

ESE

Quando

16 > 16.11.2018 · 10:00 > 12:30

Onde

Auditório —ESE

Adicionar evento ao calendário

Paula Quadros-Flores e Armando Silva – do projeto IFITIC (Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB) — inED


Manuel Area-Moreira – Professor Doutor em Pedagogia, Catedrático da Universidade de la Laguna (Canárias- Espanha), Departamento de Didática e Investigação educativa da Faculdade de Educação, especialista em “Cultura digital y educación. Retos para la escuela del S. XXI".

 

Resumen

Las tecnologías digitales están cambiado de forma radical las formas y experiencias ante el conocimiento y la cultura tanto de los niños, jóvenes y adultos.  En primer lugar, se presentarán algunos de los rasgos más destacables del uso de las TIC por Millennials y de los posibles efectos negativos del abuso de la tecnología. En segundo lugar se presentarán algunos de los retos del sistema escolar ante la transformación digital de la cultura del S. XXI como son el cambio del curriculum, del paradigma pedagógico de la enseñanza, de la profesionalidad docente, de los recursos y materiales didácticos, de la organización escolar de los centros y aulas, entre otros.

 

Américo Peres – Professor Doutor em Filosofia e Ciências da Educação, Agregado em Educação Intercultural na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Jubilado), investigador do Instituto de Filosofia. UTAD e IF/UP

 

Resumo

Para melhor compreender os velhos e novos desafios na relação pedagógica educador-educando, abordaremos uma constelação de conceitos – necessidades de formação (inicial e contínua) dos educadores e professores, modelos e experiências de formação, perfis dos educadores e professores, problemas e dilemas da formação, metáforas sobre os novos papéis dos educadores e professores, trabalho colaborativo… – que poderão ajudar na (re)construção de um modelo de formação para melhor enfrentar o futuro.

 

Maria Altina Silva Ramos Professora Doutora em Estudos da Criança - Tecnologia da Informação e Comunicação, do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho.

Comentará em contraponto as teses apresentadas pelos dois investigadores e fomentará a discussão alargada a todos os participantes.

 

 

Autor

gestorese@gestor.pt

Partilhar