Entrada > Notícias > II Encontro Temático APL/ESE

07 > 08.07.2017 · 09:00 > 18:00

Escola Superior de Educação

Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua

O II Encontro Temático APL/ESE, uma organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística. O Encontro terá lugar nas instalações da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e, tal como a edição do ano transato, realizada na ESE de Lisboa, assume como principal foco de interesse a reflexão sobre questões de promoção, ensino e descrição da Língua, destacando-se o papel da formação linguística de educadores e professores na promoção da consciência e da metaconsciência linguística e no desenvolvimento linguístico da criança, desde a fase pré-escolar ao final do 2º CEB. Propõe-se, para este II Encontro, o tema Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, com o objetivo de estimular o diálogo entre investigadores da Linguística e da Didática e educadores e professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e efetivar a partilha de práticas e reflexões entre os intervenientes, promovendo formas de aplicar produtivamente as informações recentes do conhecimento linguístico ao desenvolvimento de competências e ao ensino da Língua. Convidamos, assim, todos os interessados a submeter propostas de apresentação de comunicações, posters ou oficinas, no âmbito das seguintes áreas temáticas:

- Conhecimento linguístico e desenvolvimento de competências em língua materna;

- A Leitura e diferentes tipologias textuais;

- A dimensão processual da Oralidade;

- A dimensão processual da Escrita;

- O ensino da Gramática: estruturas e funcionamento da língua;

- Língua e construção da Cidadania.

Os resumos poderão ser submetidos, através da plataforma EasyChair, até 28 de abril de 2017, seguindo, para tal, a ligação e as informações constantes na página do evento. Para contactos utilizar o endereço2encontroaplese@ese.ipp.pt .

Comissão Organizadora Permanente:

Adriana Baptista (ESMAD/P.PORTO)

Ana Luísa Costa (ESE/IPS)

Celda Choupina (ESE/P.PORTO)

Isabel Falé (UA/APL)

José António Costa (ESE/P.PORTO)

Otília Sousa (ESELx/IPL)

Comissão Organizadora Local:

Celda Choupina (ESE/P.PORTO)

José António Costa (ESE/P.PORTO)

Adriana Baptista (ESMAD/P.PORTO)

Inês Oliveira (ESE/P.PORTO)