Entrada > Notícias > Lançamento do Livro — Homenagem Centenário Sophia

ESE — Auditório

Dia Mundial do Livro — 23 de abril

SOPHIA – Campo Alegre

Esta publicação resulta do trabalho realizado pelos alunos de Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, nas Unidades Curriculares de Desenho II, 1º ano e Laboratório de Fotografia e Vídeo, 2º ano, da responsabilidade dos professores António Fernando Silva e Augusto Lemos, respetivamente, no ano letivo 2018-2019.

A escolha do Jardim Botânico para as aulas de Desenho e como motivo para a realização de Cianotipias surge como uma opção que oferece um lugar de encontro entre a ciência, a poesia e a arte.

O Jardim Botânico do Porto, como cada jardim, é uma indagação ao mundo, onde as plantas, como facto biológico e problema estético, são mediadoras para uma visão do cosmos. E também vale a pena recordar que a palavra grega “paraíso” (παράδειϲοϲ) significa: jardim. No Campo Alegre a sabedoria habita o jardim. É Paraíso e Sophia.

Modelo das quintas de recreio do Porto oitocentista o Jardim Botânico abriga as figuras tutelares de Ruben A. e Sophia de Mello Breyner Andresen. E no ano em que se comemorou o Centenário do nascimento de Sophia os estudantes do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas tiveram a oportunidade de fruir este espaço, que foi uma oportunidade importante para a sua formação.

Esta publicação, mais que uma homenagem, é o testemunho que fica desse encontro, desse momento de formação, de transformação, de intensificação que, ao concentrar o olhar sobre tudo, se abre à possibilidade infinita de tudo ser.

Este livro é a nossa homenagem e comemora o Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Dados de acesso ZOOM:

ID da reunião: 883 5875 5635