Entrada > Notícias > Musas em ação - espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias

Musas em ação - espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias

ESE

Quando

17 > 18.10.2019 · 10:00 > 18:00

Onde

Reitoria U.Porto e ESE P.Porto

Adicionar evento ao calendário

Conta com 3 conferências, 4 mesas-redondas e performance.


No contexto da Programação Mulheres nas artes, ciências sociais e humanas, ciências e tecnologias da Universidade do Porto considera-se realizar uma 1ª edição de Musas em ação - espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias, caso seja considerado oportuno, em parceria InED - ESE/Politécnico do Porto.
 
 
As mulheres-artistas incorporaram perspetivas e expandiram, paralelamente, assuntos até então esparsos ou dispersos, refletindo as convicções e firmando intencionalidades. Todavia, na atualidade, questiona-se a extrapolação estereotipada do termo "mulheres-artistas", entendido por alguns como limitativo ou endereçando ao reconhecimento de uma obra, mais dirigido pelo reconhecimento "questão de género", do que pela qualificação em si. Além da palavra artista ser feminino, como assinalei em comunicações e textos anteriores. Outras questões tomaram corpo, na sequência do aprofundamento de autoras já consagradas, salvaguardadas as distintas afetações pragmáticas, fidelizações ou subversões teóricas: Griselda Pollock, Linda Nochlin, Frances Borzello, Hilary Robinson, Catherine de Zegher, Fiona Carson, entre outros nomes. Atendendo a tal contextualização, propõe-se a realização da primeira de três edições do Seminário Musas em ação - espessura da [in]visibilidade, visando a partilha, apresentação, análise e revisão aberta de atividades de investigação e programações processadas maioritariamente em Portugal, no Brasil e em Espanha [envolvendo presenças de outras nacionalidades] nos segmentos:
  • Centros de Investigação – especificidade e redes;
  • Projetos de Investigação – problemáticas e atuações;
  • Intervenções em/ na comunidade – interculturalidades;
  • Projetos Artísticos e Culturais: Residências Artísticas, Curadorias, Exposições, Viagens… 
  • Estudos sobre Património, Cultura e/ou Artes com incidência na figura.
 
 
Nas derradeiras décadas do séc. XX, os Estudos de Género [nas suas diferentes incidências] incidiram nas práticas e teorias artísticas geradas por mulheres. Surgiram, consolidaram-se Centros de Investigação específicos, conceberam-se projetos de investigação, eventos científicos, programações culturais e artísticas e as publicações proliferaram nas revistas especializadas. Um corpo significativo de textos emblemáticos foi produzido, incentivando pesquisas ulteriores e conjugando autores de diversas gerações e nacionalidades, em Portugal, à semelhança do panorama internacional.
 
 
Horário e Locais:
  • Reitoria da UP - dia 17: das 10h às 19h
  • Auditório da ESE.PP - dia 18: das 10h às 19h30
 
  
Cartaz
 
 
  
 
 

Autor

gestorese@gestor.pt

Partilhar

Combined Shape

Navigation