O desenho é uma linguagem artística munida de um conjunto de técnicas e ferramentas que se dedica a dar forma às coisas (em geral, observáveis). Com a subjetividade de cada artista, essas formas vão-se construindo, e nós, público, compreendemos e usufruímos das qualidades formais e estéticas que esses desenhos nos dão.
Mas dentro dessa subjetividade reside também o olhar, que se caracteriza particularmente por quem vê, tornando a experiência do desenho em algo sempre único. Dessa consciência surge esta proposta que incentiva o desenho como investigação e como uma ferramenta própria de compreensão do mundo, que ao mesmo tempo leva o desenho a um limite que ele próprio ainda não conhece. O que é ou o que não é desenho? Quais são as limitações do desenho? Quando é que algo deixa de ser desenho e porquê? A arte contemporânea provoca o desenho para o seu campo expandido? A metodologia de investigação utilizada coloca o desenho num campo de questionamento por excelência, e numa relação com outras práticas artísticas levando assim a um maior grau de experimentação. Cada aluno desenvolve o seu próprio projeto, desde a investigação de exemplos à ideia original, passando pela fase de experiência, erro, reinício, muitas vezes utilizando materiais, suportes e formatos completamente novos e/ou desconhecidos.
Os projetos desenvolvidos convocam sempre que possível, o público para ação/participação. Esta exposição foi desenvolvida no contexto da Unidade Curricular Desenho III, com os alunos da Licenciatura em AVTA, 2º ano.