Entrada > Notícias > Type... is everywhere

Type... is everywhere

ESE

Quando

12 > 06.03.2020 · 10:30 > 18:00

Onde

ESE — P. Porto

Adicionar evento ao calendário

Exposição da UC Design Comunicação


Type... is everywhere

  

cartaz

 

UC: Design de Comunicação

Turma: 2 Licenciatura AVTA1

20192020

 

Desenho de um TIPO de letra rigorosa, de todo o alfabeto. Software utilizado: FontStruct.

 

A tipografia a “quente”, que resultava da contínua fundição de caracteres, passa drasticamente a ser uma tipografia a “frio”, quase que se diria virtual, pois, até à sua impressão no papel, acaba por não ter expressão de forma ou conteúdo, com exceção da sua reprodução no monitor.

Atualmente os conceitos associados à tipografia, deixaram de incidir sobre os processos óticos da fotocomposição e passaram a respeitar os âmbitos da informática: o ponto Didot, o Cícero e a Pica foram substituídos pelo pixel, pelo bit e pelo byte. O caractere é agora definido matematicamente, por referência a pontos coordenados (curvas de Bézier passam a delimitar o seu perímetro por meio de formas complexas). O contorno da letra e a sua estrutura é formada por pixéis, constituindo aquilo que outrora se denominava de “olho da letra”, e que retém o respetivo valor fonético e semântico.

 

OBJETIVOS

Gerais: conhecimento sobre a anatomia tipográfica, uma vez que nela, se encontram as bases orientadoras e de boas práticas para a tipografia digital (com respeito ao ótico).

Específicos: desenhar um TIPO de letra, tendo o cuidado de analisar o seu design, a sua ergonomia visual, as suas características e as suas influências formais. Fonte essa, que manifeste a originalidade projetada pelo estudante.

 

  

 

 

 

Autor

gestorese@gestor.pt

Partilhar

Combined Shape

Navigation