Entrada > Notícias > 1º Encontro Internacional de Arte Fora de Portas: Vamos ao Jardim
Publicado em: 16 Abril 2024

1º Encontro Internacional de Arte Fora de Portas: Vamos ao Jardim

18 e 19 de abril de 2024

É Abril, queremos celebrar todos os dias a liberdade. Estamos vivos e autorizados a estar - cá/lá fora na/pela arte. A essência da cultura, remete-nos à nossa ancestral conexão com a terra e o domínio agrícola (Eagleton, 2003), reflete uma interação dinâmica entre o humano e o natural. A partir desta perspectiva, o conceito de cultura emerge como derivado do natural, indicando uma relação dialética onde o ser humano não só interage com a natureza, mas também a transforma e molda. À medida que os recantos do jardim do Centro de Cultura do Politécnico do Porto se abrem para acolher os estudantes da Escola Superior de Educação, o "I Encontro Internacional de Arte Fora de Portas" estende um convite para dar um passo para além dos espaços convencionais de aprendizagem da ESE, numa odisseia imersiva de dois dias - 18 e 19 de abril - que embarca na estética transformadora do jardim e da caminhada. Através deste envolvimento táctil com a natureza e a História da Arte, os estudantes irão encontrar as premissas da lógica Dada e Surrealista, revelando o potencial criativo de uma atenção focada fora do contexto académico habitual.