Seis universidades e instituições europeias trabalharão nesta iniciativa nos próximos 3 anos (2023-25), num projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS+ KA2.
O P.PORTO integra o projeto europeu E4TLI-Education for Technological Literacy and Inclusion - ver em https://e4tli7.com -, financiado pela Comissão Europeia. Seis universidades e instituições do ensino superior da Europa são parceiros nesta iniciativa, que visa introduzir e desenvolver as competências dos seus investigadores, alunos e da sociedade em geral, em relação a domínios da transformação digital em curso, como Base de Dados, Realidade Aumentada e Cibersegurança, entre outras, e a consequente aplicação ao Ensino, Formação Profissional e Investigação.
Além do Politécnico do Porto (IPP, PORTUGAL), colaboram neste projecto: University of the Basque Country/Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU, ESPANHA), Navarra/Pamplona University- (ETSAUN, ESPANHA), Eesti Muusika- Ja Teatriakadeemia (EMTA, ESTÔNIA), Tajik State University of Commerce (TAJIK, TAJAQUISTÃO) e MBM Associates Planning and Sustaining Private Limited (MBM, ÍNDIA). As seis instituições vão investigar e produzir conteúdos ao nível de Ciência de Dados (Data Science) (EHU/UPV), Realidade Aumentada (IPP), Realidade Virtual (ETSAUN), Cibersegurança (TAJIK), Blockchain, Codificação e Programação de Software (MBM).
O Politécnico do Porto tem como missão ensinar, investigar e intervir socialmente. Forma profissionais nas áreas científica, técnica, artística e pedagógica. Da mesma forma, os conceitos de cidadania, inclusão e sustentabilidade convergem em suas diversas áreas de formação e conhecimento. Além disso, os vários centros de investigação que integra aplicam-se à visão e à missão estratégica daquela instituição, não só ao nível do ensino e da investigação, mas também ao nível do serviço, da extensão e da prestação de serviço à comunidade. A este nível, todas as atividades de internacionalização são particularmente relevantes.
O IPP tem como investigadores neste projeto:
- Ricardo Silva-ISCAP;
- João Vidal-ISCAP;
- António Abreu-ISCAP;
- Maria Inês Pinho-ESE;
- João Prudente - engenheiro eletrotécnico
Compreender para Aplicar as Novas Tecnologias
O objetivo do E4TLI é fazer a ponte entre as partes interessadas – investigadores, docentes e discentes e comunidade académica em geral- tecnologicamente deficientes do ensino superior e as tecnologias 4.0 - data science, realidade aumentada, realidade virtual, streaming, cadeia de blocos, segurança cibernética, codificação e programação de software.
Mais especificamente, são três os objetivos do E4TLI:
- Melhorar a alfabetização tecnológica entre membros do corpo docente, alunos, mentores e gerentes universitários tecnologicamente não treinados;
- Recolher recomendações práticas da implementação dos projetos delineados para decisores políticos e empresas implementarem nos seus espaços profissionais;
- Disseminar o conhecimento sobre Tecnologias 4.0 para as partes interessadas em educação/formação não tecnológicas.
As tecnologias 4.0 estão, já hoje, a evoluir aceleradamente, existindo aplicações operacionais em áreas como indústria, saúde, transportes, energia e comunicação, entre outras.
Os desafios são diversos em todos os sistemas: na economia (novos modelos de negócios e competição), na política, na sociedade, no ordenamento jurídico, na cultura e nas instituições, mas sobretudo na educação e formação profissional. A pergunta que se coloca então é: Como reforçar as capacidades tecnológicas, curiosidade, criatividade, conhecimento e capacidade de colaboração ao mesmo tempo?
A primeira iniciativa a realizar no P.PORTO será em conjunto com a Universidade de Navarra entre os dias 4 e 6 de outubro de 2023.
Os temas a apresentar serão relacionados com a realidade virtual e a realidade aumentada.
Mais informações serão compartilhadas em breve.