Entrada > Notícias > Ação de formação “Professores Compositores” promove arranjos musicais como ferramenta pedagógica
Publicado em: 04 Fevereiro 2026

Ação de formação “Professores Compositores” promove arranjos musicais como ferramenta pedagógica

Formação presencial certificada decorre a 21 de fevereiro de 2026, na ESE P.PORTO

A Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE P.PORTO) acolhe, no dia 21 de fevereiro de 2026, a Ação de Curta Duração “Professores Compositores – Arranjos no Ensino da Música”, uma formação presencial certificada, com a duração total de 6 horas, orientada para o desenvolvimento de competências práticas na criação e adaptação de arranjos musicais em contexto educativo.

A formação será dinamizada por Nuno Peixoto de Pinho e decorrerá em horário repartido, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. Destina-se a professores de música, educadores e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, estudantes de música, docentes das AEC Música e professores dos grupos 250, 610 e M.

Com uma abordagem estritamente prática, esta ação visa dotar os participantes de ferramentas concretas para ajustar o repertório musical aos diferentes níveis e interesses dos alunos, explorando o arranjo como uma solução pedagógica em sala de aula. Ao longo da formação serão trabalhadas estratégias que potenciam a técnica instrumental e a perceção musical, permitindo aos docentes integrar estes recursos de forma eficaz na sua prática letiva.

Durante a sessão será utilizado o software MuseScore, embora os participantes possam optar por outro software de edição musical. Cada formando deverá trazer o seu computador portátil e auscultadores.

A inscrição tem o custo de 45€, até ao dia 19 de fevereiro, e inclui certificado de participação.

As inscrições e informações adicionais estão disponíveis em:
https://awpm.pt/category/formacao ou através do contacto awpm@awpm.pt.

 

+info

Combined Shape

Navigation