O que é um BIP?
Os programas intensivos mistos (blended intensive programmes) são uma nova modalidade do programa Erasmus+, em formato de cursos curtos e intensivos, que utilizam formas inovadoras de aprendizagem, ensino e formação para estudantes e pessoal, incluindo a utilização da cooperação em rede. Sendo de curta duração, estes cursos combinam uma componente de mobilidade física (mínimo 5 dias) com uma componente online, que pode decorrer antes ou após a mobilidade física. Os BIP são desenvolvidos e implementados por, pelo menos, três instituições de ensino superior (IES) provenientes de, pelo menos, três Estados-Membros da UE.
Breve Descrição do Curso
Neste curso, os formandos poderão aprender mais sobre as questões que envolvem o conceito de dislexia, mas sobretudo adquirir ferramentas práticas de ensino e conhecimentos para ajudar diversos alunos com dificuldades associadas a características de dislexia a aprender línguas estrangeiras. A ficha da unidade curricular completa poderá ser descarregada aqui.
Este BIP contará com participantes da Eslováquia (University of Prešov), Espanha (Mondragon Unibertsitatea) e da República Checa (University of Jan Evangelista Purkyně).
Calendarização
Componente virtual — 4 a 6 de setembro 2023
Componente presencial — 11 a 15 de setembro 2023
Participação dos estudantes
Existem 5 vagas para estudantes do Politécnico do Porto neste BIP (frequência gratuita; curso financiado pelo programa Erasmus+).
Os estudantes que frequentarão o BIP terão de cumprir as seguintes condições:
• Inscrição regular no ano letivo 2022/2023
• Disponibilidade para frequentar, presencialmente e na íntegra, tanto a componente virtual como a componente presencial do curso
• Domínio comprovado da língua inglesa (mínimo nível B1)*
Candidatura
Os/as interessados/as deverão formalizar a sua candidatura, enviando um e-mail para gri@ese.ipp.pt, até 2 de agosto de 2023 (inclusive).
Seleção
A seleção e seriação dos estudantes será feita, considerando os seguintes critérios: número total de ECTS obtidos até ao momento no curso que frequenta; média aritmética das unidades curriculares com aprovação (até ao momento da candidatura); breve carta de Motivação (até 250 palavras).
* Poderão ser admitidos candidatos que não comprovem no momento da candidatura o nível de domínio da língua inglesa, mas que façam uma prova na ESE, em data a agendar durante o mês de agosto. A sua eventual inscrição no curso fica sujeita a aprovação nessa prova.