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Publicado em: 18 Janeiro 2024

Chamada de artigos: “Contextos participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos"

Prazo limite para apresentação de propostas: 20 de abril de 2024 Previsão de publicação: último trimestre de 2024

Editores/as convidados/as para este número: Ana Bertão (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação); Hugo Monteiro (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; IF - Instituto de Filosofia da Universidade do Porto; Isabel Timóteo (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação).

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Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,

Inspirada nos princípios da Educação Popular e levando a terreno coordenadas de autores como Paulo Freire ou Orlando Fals Borda, a Metodologia de Investigação-Ação Participativa (IAP) é ainda entendida, nos contextos de produção científica, como transgressão e como ousadia. O número temático da Sensos-e, que agora se apresenta, não enjeita estes posicionamentos, ao abrir uma chamada de artigos sob o título genérico Contextos participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos:

  1. No plano das raízes. Este número sublinha a vertente reflexiva da metodologia de projeto, que requer bases sólidas de sustentação, de fundamento e de intencionalidade ético-política. São bem-vindos textos de aprofundamento crítico e de apuramento metodológico da IAP ou de discursos que lhe sejam aliados, tal como reflexões que desvendem e sedimentem raízes do trabalho social crítico;
  2. No plano das perspetivas. Este número mobiliza discussões e reflete argumentos onde o alcance crítico das metodologias de projeto reclamem formas outras de intervir, de sentir, de produzir discurso e de participar democraticamente. Apelamos a textos onde as metodologias participativas desvendem perspetivas e ensaiem respostas e alternativas a problemas sociais concretos;
  3. No plano dos projetos. Este número vocaciona-se para a publicitação de trabalho social de base, que exponha, descreva e avalie criticamente projetos IAP desenvolvidos em contextos socioeducativos.

 

Pretende-se acolher contributos no âmbito alargado do Trabalho Social e das Ciências da Educação, com ênfase nas seguintes dimensões:

- Reflexão epistemológica e metodológica

- Projetos de educação e intervenção social

- Novos horizontes de investigação-ação

- IAP e construção de cidadania democrática

- IAP e profissionalidades reflexivas

- IAP e diálogo interdisiciplinar

- IAP e (re)construção do trabalho social crítico

 

A Sensos-e, Revista do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convida os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais no âmbito do tema “Contextos participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos".

 

A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.

Plataforma para submissão de propostas de artigos: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.

 

As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[CPIA_RPP] Título”.

 

Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt)

 

 


 

  

Call for papers: "Participatory Contexts of Research and Action. Roots, Perspectives and Projects"

 

Deadline for submission of proposals: April 20, 2024

Publication forecast: last quarter of 2024

Guest Editors for this issue: Ana Bertão (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação); Hugo Monteiro (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; IF- Instituto de Filosofia da Universidade do Porto); Isabel Timóteo (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação).

 

 

Dear teachers, researchers, and members of the scientific community,

 

Inspired by the principles of Popular Education and considering the coordinates of authors such as Paulo Freire or Orlando Fals Borda, the Participatory Action Research Methodology (PAR) is still perceived in scientific production contexts as transgression and daring. The thematic issue of Sensos-e, which is now being presented, does not reject these positions, opening a call for articles under the general title Participatory Contexts of Research and Action. Roots, Perspectives, and Projects: 

  1. Roots. This issue emphasizes the reflexive aspect of project methodology, which requires solid foundations of support, rationale, and ethical-political intent. We welcome texts that critically deepen and refine the methodology of IAP or allied discourses, as well as reflections that uncover and consolidate the roots of critical social work;
  2. In terms of perspectives. This issue mobilizes discussions and reflects on arguments where the critical scope of project methodologies calls for other ways of intervening, feeling, producing discourse, and participating democratically.  We call for texts in which participatory methodologies unveil perspectives and rehearse answers and alternatives to concrete social problems;
  3. In terms of projects. This issue is aimed at publicizing basic social work that showcases, describes, and critically evaluates IAP projects developed in socio-educational contexts.

 

The aim is to welcome contributions from the broad field of Social Work and Education Sciences, with an emphasis on the following dimensions:

- Epistemological and methodological reflection

- Education and social intervention projects

- New horizons for action research

- PAR and the construction of democratic citizenship

- PAR and reflective professionalism

- PAR and interdisciplinary dialogue

- PAR and the (re)construction of critical social work

 

Sensos-e, Journal of the Centre for Research & Innovation in Education (inED) of the School of Education of the Porto Polytechnic Institute, invites authors to submit proposals for original papers, which may include empirical research, literature reviews, theoretical studies, methodological studies and research reports, under the theme "Participatory Contexts of Research and Action. Roots, Perspectives and Projects".

 

Sensos-e publishes papers in Portuguese, Galician, Spanish, French, and English. Each paper is subject to a blind peer review process, under the responsibility of the Editorial Board.

 

Platform for papers submission: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.

 

Proposals must be identified, in their title, with an indication of the theme as follows: “[CPIA_RPP] Title”.

 

For further information, contact the journal's editor, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt).

 

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