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Publicado em: 25 Junho 2025

Chamada de artigos: “Formação Docente, Práticas e Currículos: Caminhos para uma Emergente Decolonização do Saber”

Prazo limite para apresentação de propostas: 30 de setembro de 2025 | Previsão de publicação: julho de 2026

Editores/as convidados/as para este número:
Rafael Marques Gonçalves (Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil);
Nilcelio Sacramento de Sousa (Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil).

 

Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,

Em um contexto contemporâneo, marcado pela perpetuação de desigualdades sociais, é imperativo repensar a relação entre currículo, cotidiano escolar e formação docente, criando espaços educativos que promovam a justiça social, a equidade e a valorização das diferenças. Para tal, a proposta deste dossiê emerge da necessidade urgente de (re)pensar as práticas educacionais, especialmente à luz das reflexões teóricas de autores/as que abordem a centralidade de uma educação crítica e decolonial, essencial para o enfrentamento das desigualdades estruturais e das injustiças históricas que persistem até os dias de hoje. Nossa proposta é promover a abertura de um espaço para publicizar pesquisas realizadas em diferentes contextos, que busquem problematizar a colonialidade do poder e do saber que ainda perpassa as instituições educacionais, tensionando e propondo alternativas para a decolonização do ensino e aprendizagem, propondo a formação docente contrária a um processo técnico ou normativo, mas que se configure como um movimento contínuo de reflexão crítica.

 

Objetivos: Neste dossiê, buscamos promover um espaço de diálogo fecundo entre pesquisadores/as, educadores/as e ativistas, reconhecendo o cotidiano escolar como um campo potencialmente transformador da prática educativa. As intersecções entre currículo, formação docente e decolonialidade não apenas enriquecem a reflexão pedagógica, mas são essenciais para a construção de uma educação verdadeiramente emancipadora. A busca por uma pedagogia decolonial não se limita à resistência contra as práticas educacionais excludentes, mas propõe uma reconstrução profunda das bases do saber e do ensinar, com vistas a garantir uma educação que seja efetivamente inclusiva, crítica e comprometida com a justiça social e a equidade.

 

A Sensos-e, Revista do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convida os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, revisão de literatura, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Formação Docente, Práticas e Currículos: Caminhos para uma Emergente Decolonização do Saber”.

 

A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.

Plataforma para submissão de propostas de artigoshttps://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.

 

As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[FDPC] Título”.

Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt)

 


 

Call for papers: “Teacher Training, Practices and Curricula: Towards an Emerging Decolonization of Knowledge”

Deadline for submission of proposals: September 30, 2025

Publication forecast: July 2026

Guest Editors for this issue:
Rafael Marques Gonçalves (Federal University of Acre, Rio Branco, Brazil);
Nilcelio Sacramento de Sousa (Federal University of Tocantins, Palma, Brazil).

 

Dear teachers, researchers, and members of the scientific community,

In a contemporary context marked by the perpetuation of social inequalities, it is imperative to rethink the relationship between curriculum, school routine and teacher training, creating educational spaces that promote social justice, equity and the appreciation of differences. To this end, the proposal of this dossier emerges from the urgent need to (re)think educational practices, especially considering the theoretical reflections of authors who address the centrality of a critical and decolonial education, essential for confronting the structural inequalities and historical injustices that persist to this day. Our proposal is to promote the opening of a space to publicize research carried out in different contexts, which seeks to problematize the coloniality of power and knowledge that still permeates educational institutions, challenging and proposing alternatives for the decolonization of teaching and learning, proposing teacher training that is contrary to a technical or normative process, but that is configured as a continuous movement of critical reflection.

 

Objectives: In this dossier, we seek to promote a space for fruitful dialogue between researchers, educators and activists, recognizing the daily school routine as a potentially transformative field of educational practice. The intersections between curriculum, teacher training and decoloniality not only enrich pedagogical reflection, but are essential for the construction of a truly emancipatory education. The search for a decolonial pedagogy is not limited to resistance against exclusionary educational practices but proposes a profound reconstruction of the bases of knowledge and teaching, with a view to ensuring an education that is effectively inclusive, critical and committed to social justice and equity.

Sensos-e, Journal of the Centre for Research & Innovation in Education (inED) of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, invites authors to submit proposals for original papers, which may include empirical research, literature reviews, theoretical studies, methodological studies and research reports, under the theme "Teacher Training, Practices and Curricula: Towards an Emerging Decolonization of Knowledge".

 

Sensos-e publishes papers in Portuguese, Galician, Spanish, French and English. Each paper is subject to a blind peer review process, under the responsibility of the Editorial Board.

 

Platform for papers submission: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.

Proposals must be identified, in their title, with an indication of the theme as follows: “[FDPC] Title”.

For further information, contact the journal's editor, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt).

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