Entrada > Notícias > Chamada de artigos — Revista Sensos-e
Publicado em: 15 Novembro 2022

Chamada de artigos — Revista Sensos-e

Chamada de artigos para número temático dedicado ao tema “Pensamento Computacional na Educação"

Prazo para apresentação de propostas: 30 de dezembro de 2022

Previsão de publicação: maio de 2023

Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,

Este número da Revista Sensos-e tem como objetivo promover a divulgação de trabalhos em torno do Pensamento Computacional na Educação nos seguintes âmbitos: a importância desta área no Ensino Obrigatório; o desenvolvimento profissional dos/as educadores/as e professores/as, bem como as suas atitudes e recetividade a este novo tema; a inclusão do desenvolvimento e apresentação de recursos para a implementação de atividades; a avaliação destas inclusões e do desenvolvimento dos/as alunos/as; o desenvolvimento da relação entre Pensamento Computacional e a Educação STEM/STEAM; a reflexão sobre que conhecimentos desta área deverão ser abordados na educação Básica; a adequação dos saberes inerentes ao Pensamento Computacional aos diferentes níveis de Educação; a apresentação de relatos de experiências práticas que se traduzam em exemplos de articulação desta área com as diversas ciências, em diversos níveis de educação, em ambientes educativos formais ou não formais. Sendo um tema recente, importa perceber, também, os desafios que os/as profissionais de Educação e as instituições de ensino enfrentarão nesta demanda.

A inclusão do Pensamento Computacional nos curricula de vários países, entre os quais Portugal, deve-se à crescente consciencialização da importância de saberes relacionados com as Ciências da Computação para o desenvolvimento das competências digitais do/a cidadão/ã, em prol da transformação da sociedade e da economia global. Assim, com esta edição especial da Sensos-e, Revista do Centro de Investigação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convidam-se os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Pensamento Computacional na Educação”.

A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.

Plataforma para submissão de propostas de artigos

As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[PCE] Título”.

Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt).

Sensos-e Journal

Call for papers: " Computational Thinking in Education".

December 30, 2022: Deadline for submission of proposals

May 2023: Publication forecast

Dear teachers, researchers and members of the scientific community,

This Sensos-e Journal edition aims to promote the dissemination of work related to Computational Thinking in Education in the following areas: the importance of this area in Compulsory Education; the professional development of educators and teachers, as well as their attitudes and receptiveness to this subject; the resources development and presentation for the implementation of activities; the evaluation of these inclusions and of students' development; the development of the relationship between Computational Thinking and STEM/STEAM Education; Reflection on what knowledge in this area should be covered in Basic Education; the suitability of knowledge inherent to Computational Thinking for different levels of education; the presentation of reports of practical experiences that translate into examples of articulation of this area with different sciences, at different levels of education, in formal or non-formal educational environments. Being a recent theme, it is also important to understand the challenges that education professionals and educational institutions will face.

The inclusion of Computational Thinking in the curricula of several countries, including Portugal, is due to the growing awareness of the importance of knowledge related to Computer Science for the development of digital skills of citizens, in favour of the transformation of society and the global economy. Thus, with this special edition of Sensos-e, Journal of the Centre for Research in Education (inED) of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, authors are invited to submit original research proposals, which may include empirical research, theoretical studies, methodological studies, and research reports, under the theme "Computational Thinking in Education".

Sensos-e publishes papers in Portuguese, Galician, Spanish, French and English. Each paper is subject to a blind peer review process, under the responsibility of the Editorial Board.

Platform for papers submission

Proposals must be identified, in their title, with an indication of the theme as follows: “[PCE] Title”.

For further information, contact the journal's editor, Manuela Pessanha ().