Datas:
19 e 20 de janeiro — 17:30 às 21:30
26 e 27 de janeiro — 17:30 às 21:30
17 de março — 17:30 às 21:30
A ESE dinamiza a oficina de formação que tem como destinatários os Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Contudo, dar-se-á preferência aos professores do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico.
Esta oficina de formação insere-se no âmbito do projecto ERASMUS+ FRIEND-SHIP (2019-2022) e pretende que no seu término os profissionais sejam capazes de:
- Compreender os aspectos teóricos da inclusão social e da participação social enquanto um indicador chave da escola inclusiva
- Analisar e refletir sobre a estrutura e dinâmica da sala de aula
- Conhecer e desenvolver estratégias para a promoção de um clima positivo de sala de aula
- Identificar e aplicar fatores de sucesso para promover a participação social dos alunos
- Implementar o programa de intervenção FRIEND-SHIP
O programa de intervenção FRIEND-SHIP - que será implementado com os alunos no decorrer da Oficina de Formação - foi desenhado com base no estado da arte do conhecimento e tem como objectivo promover a participação social e a educação inclusiva de todos os alunos, representando, por isso, uma actuação proactiva e preventiva, tal como preconizado pela abordagem multinível de prestação de apoios adoptada no D.L. n.º54/2018. Este programa visa desenvolver nos alunos:
- capacidade de reconhecer e lidar com os sentimentos;
- auto-conhecimento;
- compreensão e aceitação da diversidade;
- competências socioemocionais (empatia, colaboração, auto-contolo, asseritividade)
- atitudes de aceitação com vista à promoção da inclusão dos pares e ao desenvolvimento de relações de amizade.
As inscrições devem ser efetuadas junto da Unidade de Apoio à Escola Inclusiva (UAEI): uaei@ese.ipp.pt
Para mais informações sobre o projecto FRIEND-SHIP, por favor, consulte página: https://friendship.univie.ac.at/pt/