Entrada > Notícias > Flash Seminar: Inteligência Artificial Generativa no Processo de Ensino-Aprendizagem e Investigação Académica
Publicado em: 11 Abril 2023

12 abril

O Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do Politécnico do Porto dinamizará, no dia 12 de abril, pelas 17h, o evento Flash Seminar: Inteligência Artificial Generativa no Processo de Ensino-Aprendizagem e Investigação Académica, que terá lugar na Sala de Atos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O evento tem como objetivo ser um espaço de reflexão e de debate em torno dos desafios que se colocam ao sistema de ensino superior, face ao potencial disruptivo dos novos avanços no âmbito da inteligência artificial generativa. Neste encontro, o Doutor Luís Paulo Reis, Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências de Computadores e, ainda, Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, debruçar-se-á sobre as oportunidades e ameaças do ChatGPT, enquanto Inteligência Artificial Generativa que invadiu a sala de aula e a casa dos estudantes. A área de Educação, e em especial o Ensino Superior, foi tomada por um sobressalto quando estudantes passaram a utilizar o ChatGPT para conceber trabalhos teórico-práticos e realizar outros tipos de tarefas, nomeadamente de índole investigativa.
Em seguida, teremos uma mesa-redonda que contará com a visão de professores e estudantes no que diz respeito à disrupção do modelo atual do processo de ensino e aprendizagem com o uso da Inteligência Artificial Generativa. Participarão, nesta mesa redonda, o Doutor Luís Coelho (Instituto Superior de Engenharia do P.PORTO), Doutora Sofia Araújo (Escola Superior de Educação do P.PORTO), Doutora Paula Medeiros (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti & inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação) e, ainda, Rodrigo Portela (Instituto Superior de Engenharia do P.PORTO).

As inscrições são gratuitas, mas deverão ser formalizadas através do link abaixo.