A Licenciatura em Tecnologias para a Educação STEAM visa dar resposta à crescente necessidade de formação nos domínios da utilização de recursos tecnológicos para a valorização de abordagens educativas de caráter STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Este ciclo de estudos acompanha a procura, por parte de empresas especializadas e espaços educativos/culturais, de atividades de enriquecimento curricular e ocupação de tempos livres, com conteúdos educacionais que combinam a programação, robótica, design, ferramentas de prototipagem e animação, em ambientes tecnológicos de aprendizagem formal e não formal.
Um exemplo desta tendência é o Programa Nacional “Impulso Jovens STEAM” (PRR-Investimento RE-C06-i04) que tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para as áreas STEAM, dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho identificadas. Esta é uma Licenciatura que resulta de uma iniciativa da ESE – P. PORTO em cooperação com o ISEP, ISCAP, ESMAE, ESTG, ESS e ESMAD.