Entrada > Notícias > "Para Ti" de Prudência Coimbra
Publicado em: 06 Fevereiro 2024

"Para Ti" de Prudência Coimbra

Exposição individual da artista Prudência Coimbra, docente da UTC de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

No passado dia 27 de janeiro, Prudência Coimbra, docente da UTC de Artes Visuais da ESE P.Porto, inaugurou a sua mais recente exposição, intitulada de "Para ti" na ªSede Amarela, no Porto, com curadoria de Cláudia Melo (também docente na mesma instituição).

Para ti é uma apropriação do título das revistas de lavores, editadas pela primeira vez da década de 50 e que se estende até aos dias de hoje. Estas eram "compêndios orientativos, não só no ensinamento dos pontos de bordar e costurar, mas também e sobranceiramente, bússolas da moral e bons costumes da época."

A curadora da exposição, Cláudia Melo, revela, no texto da folha de sala em como o processo, o método e a materialização das catorze obras produzidas pela artista Prudência Coimbra, tem origem "numa remessa de objetos vários" entre eles as "revistas de lavores" Para tiLençóis de NoivadoMãos de FadaCinderelaPara o Meu BebéDesenhos Para Donas de Casa e Fada do Lar, acompanhadas de "ferramentas de bordar, decalques de motivos florais" que chegou às suas mãos por "força da morte". Uma herança das tias e do seu legado, "uma passagem de testemunho vivencial" de "pequenas relíquias sentimentais, que foram sendo arrecadadas ao ritmo do labor diário das vidas inteiras", trabalhadas pela artista como um questionamento à "ausência de liberdade das mulheres na história passada e recente".

Intituladas de TeresaClaraAnaMarianaHelenaGraçaAliceNoémiaRosaLuísaEduardaAugustaLaura e Olímpia, as peças que compõem esta exposição são "um ato de luto" e uma mistura de "perda, memória, homenagem e reivindicação" a essas vidas, mas também um ato libertador de reescrita deixando que "novas linhas nos guiem nas possibilidades de refazer essas memórias".

Assim o faz, Prudência Coimbra, "Para ti".
A exposição estará patente até ao dia 3 de março (entrada livre).

Imagens da inauguração da exposição  “Para ti” — (à esquerda) a artista Prudência Coimbra junto da curadora da sua exposição, Cláudia Melo, na ªSede Amarela (Porto), no passado dia 27 de janeiro.

Imagens da exposição “Para ti” de Prudência Coimbra, na ªSede Amarela (Porto).

Imagem de Augusta, uma das catorze obras que compõem a exposição “Para ti” de Prudência Coimbra.

Imagem de Helena e Graça, duas das catorze obras que compõem a exposição “Para ti” de Prudência Coimbra.

Imagens da exposição “Para ti” de Prudência Coimbra, na ªSede Amarela (Porto).

Sobre Prudência Coimbra

Prudência Coimbra é Licenciada em Pintura (ESBAP), Mestre em História da Arte Contemporânea (FLUP) e Doutorada em Ciências da Arte (FBAUL).
No percurso artístico destaca: quatro exposições individuais, múltiplas exposições coletivas e intervenções Site-specific.
Está representada no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Fundação António de Almeida, Companhia de Seguros Aliança, Museu da Universidade de Santa Cecília dos Bandeirantes e Galeria Barata. Integra a coleção de Pintura Contemporânea do Politécnico do Porto (ISEP, ISCAP e ESE).
Prémios: Concurso de Pintura João Barata (Lisboa), Prémio Engº António de Almeida para o Curso de Belas Artes, Menção Honrosa, "Concurso Nacional de Pintura" (Coimbra).

PARA TI

Prudência Coimbra

—27 jan. a 3 mar.—

Curadoria: Cláudia Melo
Produção: ªSede
Coordenação: Jorge Garcia Pereira
Comunicação: Lina&Nando
Agradecimentos: António Fernando Silva [Xai] e Ana Mota

ªSede Amarela
Rua São Roque da Lameira, 1435, Porto, Portugal

Aberta ao público todos os Sábados e Domingos, das 16h00 às 19h00.
Fora desse horário poder-se-á agendar visitas guiadas com a artista através do email: parati.asede@gmail.com

*citações retiradas do texto de Cláudia Melo para a folha de sala da exposição “Para ti” de Prudência Coimbra.