Entrada > Notícias > PEEP’25 – Primary English Education in Portugal Meeting
Publicado em: 24 Setembro 2025

PEEP’25 – Primary English Education in Portugal Meeting

O próximo PEEP’25 – Primary English Education in Portugal Meeting terá lugar no sábado, 8 de novembro de 2025, em formato virtual, permitindo a participação de colegas de diferentes regiões e instituições.

À semelhança das edições anteriores, o PEEP’25 será um espaço de encontro para professores de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, estudantes de mestrado, formadores de professores e investigadores, com o objetivo de apresentar trabalhos, trocar ideias e debater práticas de investigação em sala de aula e desenvolvimento profissional. Este ano, incentivamos especialmente contribuições que explorem abordagens inovadoras, inclusivas e transformadoras no ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O encontro terá como eixos temáticos:

  • Pedagogias para a inclusão e equidade: práticas inclusivas no ensino do inglês, ensino em contextos multilingues e superdiversos, cidadania global e aprendizagem intercultural;
  • Criatividade e envolvimento na sala de aula de inglês: criatividade, storytelling, abordagens baseadas nas artes, gamificação, jogo e aprendizagem incorporada;
  • Repensar o ensino e a aprendizagem através da inovação: literacias digitais, inteligência artificial, integração de tecnologias, avaliação para a aprendizagem e culturas de feedback.
  • Um eixo transversal – The Enduring and the Emerging: Nurturing the Balance between Continuity and Innovation – convidará ainda à reflexão sobre a forma como práticas consolidadas evoluem em diálogo com novos desenvolvimentos pedagógicos.

 

 

O programa inclui:

  • Sessão plenáriaReimagining English Pedagogies in the Early Years, por Laura Loder-Büchel (Zurich University of Education, Suíça);
  • Mesa-redonda de encerramentoVoices from Practice & Research across the Country: What Does Change Look Like?


Chamada para propostas
Para mais informações é favor aceder a https://peep25meeting.ese.ipp.pt/.

As propostas devem ser submetidas em: https://cmt3.research.microsoft.com/PEEP2025/Track/1/Submission/Create


Inscrição
A participação é gratuita, mas requer inscrição: Formulário de inscrição

Oportunidades de publicação
Será disponibilizado um Livro de Resumos. Além disso, artigos completos selecionados serão publicados num número especial da revista PRÁTICA – Journal of Innovative Pedagogical Practices (ISSN: 2184-1837), revista científica peer-reviewed, de acesso aberto, editada pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

 

Mais informações: PRÁTICA Journal

Combined Shape

Navigation