À semelhança das edições anteriores, o PEEP’25 será um espaço de encontro para professores de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, estudantes de mestrado, formadores de professores e investigadores, com o objetivo de apresentar trabalhos, trocar ideias e debater práticas de investigação em sala de aula e desenvolvimento profissional. Este ano, incentivamos especialmente contribuições que explorem abordagens inovadoras, inclusivas e transformadoras no ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O encontro terá como eixos temáticos:
- Pedagogias para a inclusão e equidade: práticas inclusivas no ensino do inglês, ensino em contextos multilingues e superdiversos, cidadania global e aprendizagem intercultural;
- Criatividade e envolvimento na sala de aula de inglês: criatividade, storytelling, abordagens baseadas nas artes, gamificação, jogo e aprendizagem incorporada;
- Repensar o ensino e a aprendizagem através da inovação: literacias digitais, inteligência artificial, integração de tecnologias, avaliação para a aprendizagem e culturas de feedback.
- Um eixo transversal – The Enduring and the Emerging: Nurturing the Balance between Continuity and Innovation – convidará ainda à reflexão sobre a forma como práticas consolidadas evoluem em diálogo com novos desenvolvimentos pedagógicos.
O programa inclui:
- Sessão plenária: Reimagining English Pedagogies in the Early Years, por Laura Loder-Büchel (Zurich University of Education, Suíça);
- Mesa-redonda de encerramento: Voices from Practice & Research across the Country: What Does Change Look Like?
Chamada para propostas
Para mais informações é favor aceder a https://peep25meeting.ese.ipp.pt/.
As propostas devem ser submetidas em: https://cmt3.research.microsoft.com/PEEP2025/Track/1/Submission/Create
Inscrição
A participação é gratuita, mas requer inscrição: Formulário de inscrição
Oportunidades de publicação
Será disponibilizado um Livro de Resumos. Além disso, artigos completos selecionados serão publicados num número especial da revista PRÁTICA – Journal of Innovative Pedagogical Practices (ISSN: 2184-1837), revista científica peer-reviewed, de acesso aberto, editada pelo Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.
Mais informações: PRÁTICA Journal”