No dia 30 de junho de 2023 decorreu, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE IPP), o encontro formativo Symposium Porto’s 23: o português, uma língua pluricêntica, que resultou de um protocolo entre a American Association of Teachers of Spanish and Portuguese (AATSP), parceira estratégica da Asociación para la Enseñanza del Español como lengua Extranjera (ASELE), e a ESE IPP. É de sublinhar que a prestigiada AATSP é uma entidade com mais de 100 anos de existência e conta com mais de dez mil associados.
Nesta ocasião, 54 profesores de português associados da AATSP e provenientes dos estados de Massachusetts, Texas, Georgia, Alabama, Mariland, Michigan, Illinois, Tennessee, Minnesota, Kentucky, Rhode Island, New York, Hawaii, Florida, California, Arizona, Nevada e Missouri reuniram, na ESE IPP, para refletir acerca do ensino do português como língua estrangeira (PLE).
Os formadores, José António Costa, Joana Querido, Inês Oliveira e Ana Cristina Macedo, docentes de português na ESE e especialistas na área, trataram, em nove horas de formação, acerca de questões tais como as variedades da língua portuguesa, nomeadamente a variante do Brasil e as suas implicações no ensino; modelos de abordagem do léxico nas aulas de PLE; como introduzir a história e a literatura nas aulas de PLE; e reflexões acerca de aspetos gramaticais contextualizados para o ensino de PLE.
Os participantes foram recebidos pela Vice-presidente da ESE, Sílvia Araújo de Barros e a coordenadora do encontro, a docente Marta Saracho-Arnáiz. Estiveram presentes no ato de boas-vindas a Presidente da AATSP Sheri Spaine Long, a Copresidente Rachel Mamiya Hernández e outros membros da direção da mencionada instituição norte americana. Todos os professores receberam um certificado personalizado de terem frequentado a formação.
O grupo finalizou o programa com a realização de um cruzeiro das “Seis Pontes” pelo Douro, onde tiveram a oportunidade de conhecer a geografia de uma parte tradicional da cidade do Porto.
A avaliação do encontro formativo pelos participantes foi extremamente positiva, abrindo caminho a novas parcerias para o futuro.