Entrada > Notícias > Vol. 12 N.º 2 (2025): Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE'24)
Publicado em: 07 Julho 2025

Vol. 12 N.º 2 (2025): Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE'24)

Revista Sensos-e acaba de publicar o Vol. 12 N.º 2 (2025).

Neste número da Revista Sensos-e, o segundo do 12.º volume, são publicados 20 artigos resultantes de comunicações apresentadas na quarta edição da “Porto International Conference on Research in Education” (Porto ICRE'24), que decorreu no Porto entre 17 e 19 de julho de 2024, em regime presencial e à distância. Neste  congresso, organizado pelo inED - Centro  de  Investigação  e  Inovação  em  Educação,  da  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, que reúne investigadores/as de diferentes áreas do conhecimento que contribuem para o estudo amplo, consistente e sistemático da Educação, no seu sentido mais lato, participaram 386 investigadores, representando 24 países da Europa, da América, de África e da Ásia, tendo sido apresentadas 333 comunicações orais e 47 posters, integrados nas três áreas temáticas de interesse do  inED: Formação de Professores e Desenvolvimento  Profissional; Desafios Sociais, Cultura e Educação; e Educação Especial e Pedagogia Inclusiva.

 

Poderá ser consultado através do seguinte link:

https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/265

 

Convidamos a navegar no sumário da revista para aceder aos artigos e outros itens do seu proveito.

 

 

Editorial
Manuela Pessanha

 

Uma palavra pode valer mil imagens
Cláudia Pimentel, Vera Vale, Catarina Morgado

 

A formação de professores de Português como língua estrangeira (PLE) no Senegal
Adrien Modeste Mendy, Natália Albino Pires

 

Contributos da Etnografia nas pesquisas sobre formação de professoras e professores da educação infantil
Martínova Filippin dos Santos, Janira Morelli Matos, Adriana Perpetua Beckhauser Souza, Roseli Nazário

 

O glossário virtual colaborativo no ensino da Literatura Medieval Galego-Portuguesa
Leticia Eirín

 

Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Nicole Santos, António Guerreiro

 

Formação de professores para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele: Uma experiência com o Software Tinkercad Una Experiencia con el Software Tinkercad
Marcília Cavalcante Viana, Roberto da Rocha Miranda, Josiane Silva dos Reis, Maria José Costa dos Santos

 

Contribuições do Polígono Fedathi na prática docente fedathiana em contexto Comodale
Fernanda Maria Almeida do Carmo, Daniele de Oliveira Xavier, Jessica de Castro Barbosa, André Santos Silva, Herminio Borges Neto

 

Letramento matemático: Contribuições fedathianas para a superação das dificuldades dos professores dos anos iniciais Las Unidades Temáticas de la BNCC
Marcília Cavalcante Viana, Roberto da Rocha Miranda, Josiane Silva dos Reis, Maria José Costa dos Santos

 

Ética na formação docente: Análise de currículos dos cursos de Pedagogia do Mato Grosso do Sul, Brasil:análisis de los planes de estudio de las carreras de pedagogía en Mato Grosso do Sul, Brasil
Chia Hui Lin, Dália Melissa Conrado, Elisangela Matias Miranda, Maria Alice de Miranda Aranda, Nei de Freitas Nunes-Neto

 

Ensino das ciências e promoção da saúde nas escolas: Potencialidades e desafios da prática docente na educação para a saúde
Claudia Almada Leite, Carlos Marcelo García

 

Educação para a saúde global: Duas experiências formativas interdisciplinares em torno da prevenção e gestão pandémica
Miguel Correia

 

Reflexões sobre a relação entre as políticas de segurança alimentar e nutricional e educação básica no Brasil
Andreia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, Cristiano Costa de Carvalho, Eliana Bolorino Canteiro Martins, Josiani Julião Alves de Oliveira, Valéria Cristina da Costa

 

Educação ambiental e ensino superior: Uma avaliação da compreensão sobre a problemática ambiental
Patricia Vidigal Bendinelli, Antonio Donizetti Sgarbi, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

 

Ataques contra escolas no Brasil: Estudo qualitativo a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento
Sofia Falsetti-Xavier, Vera Engler Cury, Wanderlei Abadio de Oliveira

 

Intercultural education and the role of play in Brazil and Portugal in Early Childhood Education analyzed trough teachers’ perceptions and children’s experiences
María Desirée Fernández de Araújo, Dalila Lino, Mônica Pinazza

 

Canadian Museum for Human Rights: Uma oportunidade para o aprendizado de ética
Iris Selene Conrado, Dália Melissa Conrado, Nei Nunes-Neto, André Geraldo Berezuk, Elisangela Matias Miranda

 

Quando a Escola e as Músicas Viajam. Música na Educação e práticas de inclusão social em contextos de acolhimento ou refúgio
Klênio Jonessy de Medeiros Barros

 

Inclusive research in education: From power dynamics to data equity
Elke Emmers, Nicky Daniels, Liesbet Saenen, Katrien Hermans, Luciano Pirson, Merel Vaes

 

A educação de alunos com altas capacidades no Brasil: Entre normativas e desafios
Ana Paula Assoni, Marcelino Pereira, Cristina Petrucci Albuquerque , Carina Alexandra Rondini

 

Tecnologías de la información y la comunicación. Aprendizajes sobre el uso de la red en jóvenes universitarios con discapacidad intelectual en España
Maria Dolores López-Salmerón, Margarita Alonso Criado, Joanne Mampaso Desbrow, Ángel Vicario Merino

 

 

 

Agradecemos o seu constante interesse no nosso trabalho,
Professora Doutora Manuela Pessanha
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico do Porto.

pessanha@ese.ipp.pt

https://ined.ese.ipp.pt/

Combined Shape

Navigation