Entrada > Notícias > XXX Congreso Internacional ASELE no Politécnico do Porto

XXX Congreso Internacional ASELE no Politécnico do Porto

La Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE) no Politécnico do Porto

No passado dia 7 de setembro de 2018, último dia do XXIX Congreso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE), que teve lugar na Universidade de Santiago de Compostela, foi oficializada a sede do próximo congresso desta associação: o Politécnico do Porto. A Prof. Doutora Marta Saracho Arnáiz (presidente da comissão organizadora) e o Prof. Doutor Mário Domingues Cruz (vice-presidente da comissão organizadora), ambos professores na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, apresentaram o que se pode esperar do  XXX Congreso Internacional de ASELE numa sessão plenária, tendo em conta: as datas e local de realizaçã(4 7 de setembro de 2019Instituto Superior de Engenharia do Porto), o seu tema geral, as comissões organizadora e científica, as diferentes escolas envolvidas, a localização dos espaços no campus da Asprela e a cidade do Porto (seus monumentos, ruas emblemáticas, gastronomia, etc.).

A reação por parte dos conferencistas e associados deste organismo que promove a qualidade ensino de espanhol como língua estrangeira foi muito positiva, pois esta é a primeira edição do congresso que será realizada fora de Espanha e terá como tema Internacionalización y enseñanza del español como LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural, numa altura em o espanhol se afirma como língua ecuménica, sendo nas palavras de Darío Villanueva Prieto, Diretor da Real Academia Españolala segunda lengua del mundo por número de hablantes nativos, 477 millones, solo por detrás del chino mandarín, lo que representa un 7,8 % de la población mundial (), ocupando el mismo lugar en cuanto al número de sus estudiantes no nativos, más de veinte millones

No presente momento, no que concerne a preparação do congresso, existem já acordos de colaboração com: a Universidad Nacional Autónoma de México, a Academia de la Lengua Mexicana e com a Consejería de Educación de la Embajada de España en Lisboa. Esta edição do congresso também contará com a acreditação como formação por parte do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua  para os professores portugueses de Espanholcomo Língua Estrangeira do grupo profissional 350 - Espanhol. Espera-se a participação de 350 a 450 pessoas (professores, formadores, investigadores, editores, etc.) que trabalham no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira nos cinco continentes.

No final da desta sessão de apresentação do XXX Congreso Internacional de ASELEfoi entregue uma carta do nosso Presidente, Eng. João Rocha, dirigida ao Presidente da ASELE, Prof. Doutor. Javier Muñoz Basols. Como forma de agradecimento e de reconhecimento do trabalho realizado até aqui, a comissão diretiva permanente da ASELE concedeu à comissão organizadora umaCompostela" (https://vivecamino.com/pt/peregrinacao/a-compostela/), símbolo do percurso percorrido até Santiagode Compostela.