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Publicado em: 17 Maio 2023

I AM - Inclusive Assessment Map

Em Portugal, a promoção da educação inclusiva tem sido um imperativo no desenvolvimento de escolas que correspondam às necessidades de todos e de cada um dos alunos. Este imperativo está hoje plasmado no sistema multinível de apoios – Decreto lei n.º 54/2018 – segundo o qual as medidas de suporte a implementar são decididas em função da avaliação do desempenho dos alunos, atendendo à influência de determinantes ambientais.  

Esta perspetiva socio-ecológica tem sido preconizada nas politicas anteriores nomeadamente através da implementação de referenciais como a Classificação Internacional de Funcionalidade – CIF (OMS, 2007). Não tendo hoje caracter obrigatório, o uso da CIF entre 2008-2018 (DL n.º 3/2008) revelou potencial para apoiar o processo de reflexão das equipas, para uma descrição mais holística das necessidades de apoio dos alunos (Sanches-Ferreira et al., 2014, 2018). Ficou também claro que a utilização deste referencial exigia, não só, formação, mas também, ferramentas que facilitassem a implementação de uma visão socio-ecológica (útil à educação e ao planeamento das respostas educativas). 

O Projeto ERASMUS+ I AM, desenvolveu uma ferramenta “Inclusive Assessment Map” que, a partir da taxonomia da CIF, apoia as equipas – em particular os professores-, a identificar, de modo sistemático, as dificuldades de aprendizagem e participação dos alunos, encaminhando-os para um conjunto de possíveis soluções ambientais a implementar na sala de aula. A promoção da formação no uso desta ferramenta corporiza por isso um investimento no desenvolvimento de competências dos professores para o desenvolvimento de processos de avaliação e de implementação de apoios consentâneos com as atuais demandas da politica de educação inclusiva.  

 

Objetivos do Projeto I AM: 

  1. Identify environmental factors facilitating and hindering participation to increase participation.
  2. Provide international best practices to facilitate participation in the school system for all students.
  3. Overcome an exclusively individual-centered and deficit-oriented perspective when implementing inclusive policies.
  4. Support the design of educational plans/responses by identifying environmental supports to meet the needs and goals of all students.
  5. Promote collaborative work through a common language and shared understanding of educational situations using the WHO International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) framework.
 
Leia mais sobre o projeto e os parcerios no website do I AM: https://iam.univie.ac.at/#/imprint
 
 

 

The specific purpose of this project is to promote teachers in their role as key actors in realizing inclusive education. An innovative assessment tool (‘Inclusive Assessment Map – I AM’) will be developed that provides strong guidance for teachers how to create school environments in order to be inclusive places. The tool I AM will be based on the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY). It will jointly be developed by a team of international experts from both university and practice. The output will be practical for key actors in the field of education, and its effects are expected to have important implications for policy makers and researchers.

 

Refª 621435-EPP-1-2020-1-AT-EPPKA3-IPI-SOC-IN

Coordenador Interno – Manuela Sanches-Ferreira

Membros internos – Sílvia Alves, Mónica Silveira-Maia, Teresa Aguiar

 

Parceiros

Bildungsdirektion für Wien, Europa Büro

Jönköping University – The School of Education and Communication, Sweden

UiT The Arctic University of Norway

Universität Leipzig – Institute of Special Needs and Inclusive Education, Germany

Universität Wien, Austria

Zentrum für Förderpädagogik, Belgien

 

Apoio Financeiro

Erasmus+ Programme

EACEA - European Commission

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