Entrada > Notícias > o_Bastidor traz “Gargarejos” de Teresa Arêde à Galeria Elevador
Publicado em: 26 Fevereiro 2024

o_Bastidor traz “Gargarejos” de Teresa Arêde à Galeria Elevador

A exposição estará patente até ao dia 23 de março, na Galeria Elevador — ESE

o_Bastidor, projeto do coletivo Araújo Mota Teixeira inaugurou, na passada 5ª feira, dia 22 de fevereiro, a exposição “Gargarejos” de Teresa Arêde, na Galeria Elevador da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

O projeto considera um dispositivo articulado que pode assumir várias formas, permitindo adaptar-se às necessidades dos artistas e aos espaços que percorre, funcionando como um mediador multifuncional entre a arte e a envolvência.

Desta vez, assente paralelamente ao chão da Galeria Elevador, deram palco a “Gargarejos” de Teresa Arêde. Trata-se de uma “espécie de mesa de adereços, objetos de identidade dúbia, possíveis pedras que discursam” em que o som surge “como aparição”, iluminando “ruídos, murmúrios e assobios que acontecem entre palavras”.

Teresa Arêde questiona, na sua prática artística, as interseções visuais e sonoras, trazendo para Gargarejos exercícios vocais, tentativas sonoras que coçam a garganta. Estes são projetados para o espaço como pequenas aparições, que ouvimos momentaneamente e que nos incitam à procura e à tentativa de estabelecer a relação com o todo, entre o que vemos e o que ouvimos.

Imagens inauguração do o_Bastidor com a exposição “Gargarejos” de Teresa Arêde, na Galeria Elevador_ESE P.Porto

+info

A exposição poderá ser visitada até ao dia 23 de março, entrada livre.

Sobre a artista

Teresa Arêde (Viseu, 1991) exerce a sua atividade profissional e artística no Porto. Atualmente aborda no seu trabalho, assuntos que resultam da interseção de questões sonoras e visuais.
Licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Em Londres, completou duas Pós-Graduações em Estudos Vocais, na Guidahall School of Music and Drama, seguindo-se um mestrado em Artes Visuais no Royal College of Art.
Expõe regularmente destacando-se a exposição individual Lamento (2023), na Galeria Ocupa, Porto; Ar Líquido (2023), no Museu Keil Amaral, em colaboração com o compositor Pedro Lima; a exposição coletiva My witness is the empty Sky (2022), na Galeria Plato, Évora; a participação no festival Jardins Efémeros (2022) em Viseu com a instalação Bird’s Eye View & Neorama; a exposição individual Boca de Cena (2021), no espaço DENTRO, Porto; a criação sonora para a exposição O Relato (2021), de Fernando José Pereira, para o espaço Espregueira Mendes; a exposições coletivas London Grads Now (2020), na Saatchi Gallery, Londres; RCA/SLADE Graduate Show na Kristin Hjeellegjerde Gallery, Londres, e Tomorrow: London (2020) no White Gube Gallery.

o_Bastidor

Concebido por Fábio Araúo, Rui Mota e Alexandre Teixeira (alumni do curso de Gestão de Património) — com a produção da Galeria Ocupa e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Direção Regional da Cultura e do Norte e da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Direção Artística
Coletivo Araújo Mota Teixeira