Entrada > Notícias > Ponto de Encontro entre a Saúde e a Doença Mental
Publicado em: 09 Março 2023

Ponto de Encontro entre a Saúde e a Doença Mental

O Mestrado em Educação e Intervenção Social (MEIS) convida todos os que queiram participar na Aula Aberta da unidade curricular Saúde Mental e Comunitária, a realizar no dia 8 de março, entre as 18.30h e as 20.30h, no Auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, sala A118.

Nesta aula será apresentado o Projeto Vozes de Esperança, coordenado por Rita Mexia Alves, e haverá dois momentos musicais, um no início do encontro, outro no final, da responsabilidade da estudante do 2.º ano do MEIS, na especialização em Ação Psicossocial em Contextos de Risco, e Musicoterapeuta, Margarida Rocha.  

 

Plano/Programa 

18h.30 - Coro “MAIS DE PERTO” 

O Coro “Mais de Perto” começou a desenvolver as suas atividades em maio de 2022. O grupo inicial era constituído por sete pessoas, atualmente, são 17. Surgiu por iniciativa da equipa do departamento de saúde mental – USLM de Matosinhos, como uma resposta na promoção da saúde mental na comunidade e na reabilitação psicossocial de pessoas com experiência em doença mental. Desde junho de 2022 tem participado em eventos gerados pela e na comunidade apresentando-se, maioritariamente, com o Coro “Canto Livre” - coro de natureza comunitária e inclusiva. O repertório mais trabalhado até ao momento insere-se no cancioneiro tradicional português. Para esta aula, o coro traz um conjunto de canções que refletem os seus gostos e preferências, proporcionando-lhes bem-estar e esperança no porvir. A direção artística é de Margarida Rocha. (texto de Margarida Rocha) 


18.50h – Apresentação do Projeto “Vozes de Esperança” 

O projeto “Vozes de Esperança” foi formado em outubro de 2015, pela Encontrar+Se- Associação para a Promoção da Saúde Mental, com o apoio da Drª Cecília Villares (ABRE – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e portadores de Esquizofrenia). Integram este projeto pessoas com experiência de doença mental e familiares de pessoas com experiência de doença mental. Este projeto tem como objetivos sensibilizar a comunidade em geral para os problemas de saúde mental, combater o estigma e promover a esperança na recuperação pessoal, realizando apresentações públicas sobre saúde/ doença mental nas quais são partilhadas experiências pessoais de recuperação (Texto de Rita Mexia Alves) 

 

20.00h- Guitarra e voz de Pedro José  

O Sr. Pedro José começou a tocar guitarra aos quinze anos, cantando músicas dos grupos da altura. Mais tarde, começou a compor e continua a fazê-lo. Considera-se um auto-didata. Reconhece que a música tanto lhe faz companhia como é escutada com os amigos, e “faz bem à mente”. É o caminho que pretende percorrer. Semanalmente, na instituição de saúde onde reside, organiza as suas composições; interpreta-as, dedilhando a guitarra e apurando a voz. Nestas experiências partilhadas com duas pessoas da área da música, procura sempre melhorar a qualidade do seu trabalho artístico. Em breve, o seu trabalho estará no Canal do Youtube “Há mostra”, com a intenção de oferecer um lugar mais visível à música, cujos autores podem deixar para trás cavernas, podem transpor muros, podem ocupar um palco.A música do Sr. Pedro é canal de comunicação e de expressão emocional, que deseja proporcionar sinergias entre pares-artistas, com a comunidade, e transformar, de algum modo, a vida das pessoas que a escutam (Texto de Margarida Rocha) 

Combined Shape

Navigation