Entrada > Notícias > X Seminário de Administração Educacional
Publicado em: 08 Março 2024

X Seminário de Administração Educacional

Apostar na qualificação de jovens e adultos

Comissão Organizadora:

Paulo Delgado

António José Guedes

Pedro Duarte

Mariana Menezes

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto tem desenvolvido, nos últimos 34 anos, desde 1989, formação no domínio da administração educacional, através da realização ininterrupta de cursos de diferentes tipos e modalidades. Nos últimos anos, a realização de um seminário em Administração Educacional, no âmbito do mestrado em Administração das Organizações Educativas, tem-se vindo a assumir como um espaço privilegiado de reflexão e de partilha de práticas sobre as problemáticas emergentes nesta área.

Apesar dos avanços notáveis nos níveis educativos da população portuguesa, Portugal apresenta ainda, no contexto da União Europeia (UE), a menor proporção de adultos, entre os 25 e os 64 anos, que completaram pelo menos o ensino secundário – de 60,3% face à média europeia de 79,5%. Ao mesmo tempo, em Portugal, 90 % dos jovens entre os 20-24 anos completaram já o ensino secundário, um valor superior aos 84% da UE, mas apenas 23% dos jovens opta por um curso profissional, sete pontos percentuais abaixo da média da UE. A aposta na qualificação dos jovens e dos adultos portugueses continua, pois, a constituir um desafio crucial para todos os administradores das organizações educativas.

No X Seminário de Administração Educacional teremos, por isso, uma mesa-redonda, onde haverá a oportunidade para pensarmos os desafios que se colocam ao ensino profissional em Portugal, contando, para isso, com a participação da Dr.ª Francisca Simões, vice-presidente da ANQEP, do Dr. José Luís Presa, da ANESPO, e do Dr. José Ramos, diretor do Agrupamento de Escolas João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Contaremos, ainda, com as intervenções do Prof. Doutor Luís Rothes e do Prof. Doutor João Queirós, coordenadores, em Portugal, do Programa Internacional de Avaliação de Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), que nos permitirão pensar os contributos deste programa, promovido pela OCDE, para perspetivarmos o desenvolvimento das competências dos adultos em Portugal. No ano em que comemoramos os 50 anos da implantação do regime democrático, urge continuarmos a afirmar o direito de todos à educação e à formação como decisivo para o desenvolvimento da cidadania democrática.

programa