Entrada > Notícias > Projeto PBS ECEC - Implementação de Sistemas de Promoção de Comportamentos Positivos na Educação Pré-Escolar
Publicado em: 01 Junho 2022

O P.PORTO, através de uma equipa de investigadores/as da Escola Superior de Educação (ESE), coordena o projeto Erasmus+ PBS- ECEC, que conta com a participação de mais quatro entidades de três países – Chipre, Grécia e Irlanda.

O sucesso da educação pré-escolar como ambiente de aprendizagem inclusivo depende da construção de um contexto social que promova e apoie relações positivas entre educadores/as e crianças, e as competências socioemocionais, o bem-estar, o envolvimento e a participação das crianças.

O projecto "PBS-ECEC: Implementação de Sistemas de Promoção de Comportamentos Positivos na Educação Pré-Escolar" (2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367) é financiado pelo programa ERASMUS+ KA2 da Comissão Europeia. Através da colaboração entre centros de educação pré- escolar e instituições académicas, desenvolver-se-á uma abordagem a nível de todo o jardim de infância, para promover as competências socioemocionais das crianças. A Promoção de Comportamentos Positivos (Positive Behaviour Support - PBS) é um quadro de referência educativo baseado na investigação, originalmente desenvolvido nos EUA (Horner et al., 1990). Inclui práticas baseadas em evidências que promovem a competência socioemocional de todas as crianças (nível universal), respondem a necessidades socioemocionais e comportamentais de crianças em risco (nível seletivo) e apoiam crianças com dificuldades sociais, emocionais ou comportamentais persistentes (nível intensivo/adicional). Este projeto resultará em múltiplos benefícios para crianças em idade pré-escolar, educadores/as de infância e diretores/as ou coordenadores/as das instituições.

Os resultados do projeto contribuirão para reforçar a formação e o desenvolvimento profissional de educadores/as de infância, e disponibilizarão práticas baseadas em evidências para promover o desenvolvimento socioemocional das crianças. Prevê-se a elaboração de vários materiais, como: um guia para a promoção de comportamentos positivos na educação pré-escolar; módulos online, com recursos que inicialmente serão utilizados para formação de 100 educadores/as de infância e 40 formadores/as dos países parceiros; e um conjunto de recomendações a nível das políticas e de estratégias para a promoção de comportamentos positivos na educação pré-escolar.

Este projeto iniciou-se em janeiro de 2022 e termina em dezembro de 2023. A equipa do PBS- ECEC na ESE do P.Porto é constituída por: Sílvia Barros, Sara Araújo e Miguel Santos (inED).

Acompanhe este projeto através da página de Facebook e do website do PBS-ECEC.